Chapter Design
Esse desafio envolveu a coordenação de um time de 17 pessoas, composta por 11 designers e 12 squads, que inicialmente trabalhavam de forma isolada, sem se conhecerem ou colaborarem entre si. Com uma visão clara de melhorar habilidades e orientar carreiras, foi feito uma integração entre os membros da equipe, criando um ambiente de trabalho colaborativo. A partir dessa integração, foi possível identificar pontos fortes individuais e coletivos, promovendo o crescimento profissional através de apresentações pequenas, workshops e sessões de mentoria. Essa experiência me permitiu desenvolver habilidades em liderança, colaboração, desenvolvimento de produtos e mentoria de carreiras. Ao integrar equipes previamente isoladas e estabelecer uma nova visão de trabalho colaborativo e rede de apoio.
Data
Junho 2022
Papel
Chapter Lead, Mentoria
A Solução
Como designer sênior da Zup alocado em projetos do Itaú, eu me senti que devia ajudar de alguma forma seja disseminando conhecimento sobre o design, acessibilidade, testes de usabilidade, criação de componentes e interface. Procurei o Business Partner Pedro Duca para falar sobre o meu PDI e como eu poderia ajudar a equipe de design de alguma forma.
Já existia uma iniciativa conduzida Bruna Cotrim e o Adriano Ricci, eles já falavam sobre o capítulo de design da tribo para solucionar necessidades comuns entre os squads, trocar conhecimento entre designers com habilidades complementares e aprender sobre o uso de componentes e contribuição para o Design System. Foi quando eu pedi para participar da iniciativa, contribuindo e aprendendo sobre experiências e projetos diversos.
Team Building
Team Building
Convidamos os designers para um team building remoto. Através de uma dinâmicas de quebra gelo feita no Miro, onde falamos sobre nossos gostos, hobbies em comum, viagens, conhecimentos adquiridos, jornadas e objetivos profissionais de cada um.
No segundo dia de Team Building, aproveitamos nossas habilidades de mapeamento para definir a frequência das reuniões e criar o nome do capítulo. Esse processo colaborativo foi muito bom para as nossas futuras interações.
Optamos de nos reunir semanalmente, alternando o foco de cada encontro. Em uma semana, dedicávamos nosso tempo em troca de experiência sobre um tema que a pessoa tinha mais conhecimento, abordando temas relevantes e necessários para o desenvolvimento do time. Na semana seguinte, compartilhávamos práticas que poderiam ajudar no dia a dia, sempre alinhados com as necessidades do grupo e as habilidades que precisavam ser aprimoradas.
Para manter todos informados sobre as atividades e progressos das equipes, estruturamos conversas quinzenais no formato "What's Going On". Essas reuniões trouxeram a comunicação mais aberta e a troca de conhecimento entre os diferentes squads. Com o objetivo de aprimorar nossas habilidades de facilitação e apresentação, implementamos uma dinâmica especial. Um designer era nomeado para iniciar a sessão com uma atividade de check-in ou energização, conhecida como "Fun Retro". Em seguida, outro designer conduzia uma apresentação de 20 minutos sobre um tema específico, seguida por uma sessão de perguntas e discussões. Isso nos permitiu refletir sobre os erros e acertos da equipe.
Restruturação
Mapeamento de Habilidades:
Conduzimos uma pesquisa para mapear os níveis de habilidade técnica e comportamental dos designers, classificando-os de Iniciante a Especialista. Com base nesses resultados, agendamos palestras técnicas quinzenais (conteúdo dos capítulos), intercaladas com bate-papos sobre disciplinas comportamentais (design café).
Desafios e Encerramento:
Estar em três tribos diferentes tornou mais difícil acompanhar de perto a evolução dos designers, e os horários das reuniões não coincidiam mais. Após quase um ano de capítulos, as circunstâncias nos obrigaram a interromper o capítulo.
Resultados e Conclusão:
Encerramos o capítulo com 17 designers, um Onboarding com links úteis para todos os Zuppers do Itaú, e conseguimos aprimorar competências e entregar produtos compartilhados disponíveis para todas as marcas do Itaú. Além disso, conseguimos a promoção de dois designers.
Essa experiência destacou a importância da flexibilidade e adaptação em ambientes dinâmicos, e proporcionou um desenvolvimento significativo tanto para a equipe quanto para as pessoas envolvidas.
Reformulamos o capítulo de design, criando novos repositórios para slides e gravações, e adicionamos três designers organizadores ao time, além dos 12 designers participantes. Realizamos um novo evento de team building e apresentamos o Onboarding que construímos, com foco nas necessidades comuns entre os squads.
Aprendizados
Sempre evidenciar os resultados em números, é necessário ter os resultados quantificados para dar visibilidade do trabalho e evolução, tanto para gestores quanto para tomarmos ações pontuais de melhorias.
Agendar para longos períodos para bloquear a agenda para que as pessoas envolvidas possam participar e não ser chamado por outras reuniões do dia a dia, estar mais próximo como apoio profissional e um papo para descontrair a correria do dia..
E por fim agradeço a todos que participaram desse aprendizado, a Bruna Cotrim e o Adriano Ricci por iniciar tudo isso, ao Business Partner Pedro Duca, por me convidar a partipar e a Zup por todo o apoio.
Ter conversas a cada duas semanas ajudava a manter o foco, como éramos designers de uma outra empresa Zup atuando em projetos do Itaú, as reuniões semanais começaram a entrar em conflito com a agenda de reuniões e palestras do Itaú, e com isso acabamos cancelando alguns encontros. Decidimos em conjunto por outro dia e horário para os nossos reuniões sendo elas quinzenais de no máximo 1 hora de duração.




